segunda-feira, 23 de junho de 2014

Arregaçando as Mangas

E vamos nós ao início desse  projeto de organização e disciplina... Sim, pois se você for comparar entre ser organizado e ser disciplinado, você vai ver que ser disciplinado é muito mais difícil, e em função disso que a organização acaba deixando de funcionar.

Quando pensamos "ser disciplinado" o que seria? Eu entendo que é um comportamento que cria hábitos, respeita regras e não tira o olhar do foco proposto, ou seja, para tudo ter início e fim sem atalhos.

Com certeza não é fácil exercer a disciplina, ela se fortalece unicamente pela persistência e vigilância, normalmente extremamente tentada aos desvios do caminho, e é exatamente nessas horas em que ser ou querer ser disciplinado tem maior peso.

Para que se possa organizar e vivenciar de forma produtiva este projeto, é importante que a disciplina se estabeleça. Eu acredito que ela é ponto de apoio sólido para toda e qualquer ação, mas...como a proposta é organizar o tempo e dele tirar o melhor que venha a nos somar, mais que nunca a disciplina será a chave mestre.


Já que conseguimos reconhecer nossa grande vilã, vamos ao desarme-se... É isso mesmo...rsrsrsr...vamos nos desarmar... Como assim? Eu explico. Para que o projeto funcione é preciso que haja em cada um de nós a certeza que somos os responsáveis pelo o que nos determinamos e pelo o que alcançamos. Então, quando digo se desarmar, é abandonar as justificativas e os culpados.

A culpa da derrota, do fracasso, do desânimo, da vontade de desistir, da falta de conclusão, da situação que não anda...é do vizinho, do marido, da sogra, do chefe, do filho, do cachorro e por aí vai.

Sempre temos um "álibi" que nos ajuda a pesar menos o que ficou pelo caminho...Porém esquecemos, que seja quem for só farão conosco o que for permitido por nós. Então... somos cúmplices dessa enorme pedra chamada justificativas, e é preciso coragem para abaixar as armas de auto defesa e encarar os fatos, a começar por nós.




Já entendemos que precisamos contabilizar disciplina + coragem para que a coisa se agite, mas tem uma ferramenta que é importantíssima tanto para exercer uma ou outra, e consequentemente obter resultados.
saber dizer não! Isso...fácil? Você que pensa. A maioria de nós não sabe dizer não e se colocar em primeiro lugar. Não há nenhum conceito aqui de egocentrismo ou egoísmo, (até por que sou contra ambos)  me refiro a entendermos que não somos a platéia  de nossas vidas, mas parte fundamental nela, e que a palavra sim, é tão importante quanto a não, é fundamental saber usá-las de forma justa à todos.


disciplina + coragem + estar consciente (dizer não)



Com isso já podemos começar a rascunhar alguma coisa... Porém, pense sobre essas três ações acima, reflita sobre elas no seu cotidiano, faça um auto exame, pois se você não levar isso a sério, avaliando o que é necessário, nem adianta seguir em frente, pois não vai chegar ao final.

Vamos lá!

Vamos fazer uma lista com quatro pontos. Em uma folha de papel, defina entre Pessoal, Profissional, Lazer e Hobby, situações que tenham haver com você, que seja do seu gosto, que lhe agrade estar envolvido, que está com vontade de fazer mais não faz...ou seja...o que motive você. Esqueça tempo, grana, tudo...se permita, deixe a lista ser preenchida sem preocupação. Abaixo segue uma ilustração  para que se tenha uma idéia de como fazer...



Bem por hoje fechamos aqui... avalie o que está aqui como informação, espero que você se anime para entrar nesse desafio, e amanhã tem mais.... PS: Se você decidiu seguir em frente, não deixe de fazer sua lista, ok?



6 comentários:

  1. Muito bom o seu texto. Tento ser disciplinada, mas nem sempre consigo.
    Boa semana, Denise. Bjs

    ResponderExcluir
  2. Farei minha lista...bora seguir!
    angela assunção

    ResponderExcluir
  3. Uau...bora fazer a lista...
    bjos
    angela assunção

    ResponderExcluir
  4. Ana Maria que bom tê-la por aqui novamente. Beijos

    ResponderExcluir
  5. Isso aí Angela Assunção, bra fazer as mudanças necessárias.

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu carinho!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...