quarta-feira, 9 de novembro de 2011

A Cozinha terapêutica...

Quando descobri com a minha médica que estava com a tal Anxiety, passei a buscar dentro do que eu tinha por perto uma porta aberta para que eu pudesse manter o controle sobre algumas crises ou tentativas que vinham bater a minha porta.  Eu precisava encontrar um lugar que estivesse ali, pronto para me receber e me ajudar nas atividades que eu ali fizesse a amenizar o batimento cardíaco, a pressão no peito, a sensação de morte qeu a Anxiety proporciona no auge de sua crise.

Em uma  madrugada, quando o mal estar me colocou para fora da cama, e  percebi que algo não estava indo bem, fui à  cozinha e nela procurei  fazer algo que pudesse manter minha mente ocupada, assim tirava de foco o mal estar e a análise (muito natural) de que a cada minuto os sintomas estavam ficando piores. Não podia fazer muito barulho, aliás nenhum, pois estavam todos dormindo. Assim, bem devagar tirei toda a louça que pude e comecei a lava-la, uma a uma, depois já seca fui retornando cada qual para seu lugar. Claro que em alguns momentos minha vontade era largar tudo na bancada da cozinha e ligar para 911 pedindo auxilio de emergência médica, mas consgui controlar e terapêuticamente alcançar meu objetivo.

Assim, nessa experiência, percebi que a minha cozinha poderia ser um espaço terapêutico, e o fiz dessa forma. Decorei cuidadosamente, e fui tirando dela o melhor que ela podia me dar. Sempre que possivel coloco flores nela, é uma forma de agradecer o equilíbrio que nela eu alcanço quando preciso.



Nela recebo os amigos mesmo que distante, afinal carinho é algo que sempre nos renova o espírito.



Nele aprendi a ler receita, experimentar, descobrir coisas novas. Com elas aprendi a modificar, a criar novos espaços e personalizar pequenos espaços... Com os meus livros de receita descobri que uma cadeira serve para muito mais além de apenas nela sentar.



Na minha cozinha terapêutica passei a conhecer melhor as cores, experimentá-las e poder delas tirar o melhor para mim e minha família.


Aprendi finalmente a fazer bolo, sem solar...




Por estar nela com prazer e agradecimento, passei a sentir-me muito mais animada para alimentar-me de forma mais saudável, afinal ela cuida de mim não é?


Sou muito grata a ela... em muitos momentos ela foi uma grande companheira e não queria deixar de registrar isso aqui. A cozinha de todas nós pode ser sim, uma grande terapia, seja na dor, na alegria ou na tristeza, suas paredes sempre guardam segredos e soluções...

6 comentários:

  1. Oi De... adorei seu comentário lá no blog e tou lendo agora cedinho , acabei de chegar no trabalhoe já tenho que correr para o evento daqui.. Mas quero reler e pensar, você tá certissima, vamos conversar muito ainda!
    Um pecado,seu blog não é, tanta comida!

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia este mal estar,mas agora voce esta bem? Cuide bastante e fique na paz>bjo.

    ResponderExcluir
  3. Obrigada Dê, eu tava meio sem coragem de mexer na minha que eu também adoro, mas depois desse post já comecei! Bjo!

    ResponderExcluir
  4. Que bom que voce encontrou algo tão gostoso como terapia...amo cozinhas...como diz o poeta, é o coração da casa...
    espero que voce esteja bem, e que nesta sua cozinha terapeutica voce tenha momentos de grande alegria e prazer
    bjs
    Tina (SONHAR E REALIZAR)

    ResponderExcluir
  5. Gostei da terapia....rs. Muito ruim a gente sentir ruim, principalmente a noite.
    Adoro suas fotos. Mostra como vc. é caprichosa com sua casa.Bjs

    ResponderExcluir
  6. Que lindo! Percebí recentemente que muitas decisões em minha vida são tomadas quando estou na minha cozinha, na maioria das vezes preparando arroz...Parece coisa de maluca...Mas só sei que é assim....Amei sua cozinha! Bjus - AQUI TEM DE TUDO - www.veramoraes.com.br

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu carinho!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...