domingo, 16 de outubro de 2011

Ir e Vir, assim é a caminhada....

Isso é tão importante que se tornou um preceito constitucional - A Liberdade de Ir e Vir - que deu origem ao Habeas Corpus, e por isso quero descrevê-lo aqui, como uma reflexão.


Sempre acreditei na velha explicação que a vida é uma escola, escola essa onde somos nossos próprios professores, coordenadores e alunos, a caminhada de nossos dias  constrói cada tijolo dessa entidade de ensino diário onde aprendendo a viver, a nos conhecer e a conhecer o que a nossa volta se desenvolve. No dia a dia desenvolvemos nossos talentos, nossa maturidade. Acertamos, erramos, duvidamos, questionamos, mas não desistimos, nem podemos ou devemos, esse direito não nos cabe. Embora  não seja lá muito agradável aceitar, mas é nos castigos dessa escola que mais somamos informação e conhecimento, onde mais nos conhecemos  e melhor percebemos nossa disponibilidade e vontade de vencer. 

Esta é a caminhada,  de nossas idas e vindas acumuladas no nosso tempo, aquele que faz nossa história, que soma nossa experiência, que nos fortalece. Com a soma das experiências vividas, muitas das vezes, vamos mudando nossos conceitos, vamos revendo nossas escolhas, modificando ou tornando mais flexível nossa forma de aceitar ou entender uma questão. Chamam isso de maturidade, e realmente é.

Me sinto feliz de entender esse processo, de precisar de tempo para digerir venenos mortais, encontrar antídotos dentro de mim mesma, entender que faz parte, e que todos os lados que existem nos contos das fadas existem na vida real, que é preciso esperar, deixar fluir, passar.

Posso dizer eu vou como não vou, vai da minha escolha, e essa é a magia da vida, a verdadeira caminhada que se constrói. Quarenta e quatro anos me orgulham, as também me assusta às vezes... Afinal, quanto mais sabemos, mais a vida nos cobra, e as pessoas também. Nem sempre seguir à frente é a melhor escolha, as vezes é preciso parar, dar uma ré e depois seguir... Quando voltamos reavaliamos e isso é aprendizado também. Quando se pensa, e mesmo que muito, nada se perde, nem um minuto,  somos donos de nosso tempo,  construimos nossa história. O que é 1 hora de decisão para um,  pode se tornar uma vida de arrependimento para outro. Vai do foco e da forma como entendemos nossa caminhada.
Assim acontece, assim é e será, independente do tempo, dos sonhos, da realidade que se tem. Isso é a estrada da vida, e nós somos os que por ela passamos construindo nossa caminhada...indo e vindo, sempre.

4 comentários:

  1. Difícil perceber esses momentos de necessidade de desaceleração, nessa vida que nos cobra sempre movimento...Beijo!

    ResponderExcluir
  2. Que a tua caminhada seja plena de bons encontros sempre. Bjo querida!

    ResponderExcluir
  3. De, sua capacidade de analisar, autoavaliar de fora, mesmo estando dentro, é incrível e para poucos! E é isso o que tento buscar todos os dias da minha vida! Para mim, isso tem um nome: sabedoria.

    Um grande beijo! =))

    ResponderExcluir
  4. Adorei o texto!!

    vou ler de novo rs

    Bjo Bjo

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu carinho!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...