quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Dicas de Como começar uma organização doméstica.

Olá, minha proposta de hoje é iniciar um planejamento de organização. Exatamente isso, organizar para tempo ganhar. Com todas as nossas atividades, que nunca são poucas, resolvi mudar alguns ritmos e com isso, e através de ferramentas práticas, poder fazer o meu dia render mais, e por que não o seu também?


O tempo é uma máquina a todo vapor, devemos estar sempre atentos a isso, pois cada minutos que parte não volta mais, e essa é a proposta desta semana - ganhar tempo, saber e poder exercitar formas positivas para isso



Uma das grandes lutas diárias de uma casa é a questão alimentar, quando se tem uma secretária fica mais fácil, pois são duas cabeças pensando na escolha a ser dada, e o tempo da preparação acaba ficando apenas sobre um lado só, de quem encosta  o umbigo no fogão para fazer. Já quando se é apenas uma para pensar e realizar, todo tempo ganho é mais que positivo, além de ser menos stress pessoal. Nesta questão, e dentro desta busca de qualidade de tempo,  inicio aqui este projeto...Mãos à obra.
A primeira coisa que procurei fazer foi buscar um planejamento alimentar, ou seja, montar um cardápio para toda a semana. Posso garantir que não foi fácil, pois aqui o gosto alimentar não é igual para todos, isso significa ter que organizar duas propostas diárias de pratos que venham a agradar  todos e a me poupar também. Feito isso, resolvi torná-lo mais  visível, ou seja, criar uma planilha da dieta semanal planejada, e coloca-la visível para toda família, para isso comprei duas pranchetas onde nelas irei fazer a organização desta planilha, claro com um certo charme na decoração.




Vou explicar depois o PAP para esta planilha informativa. A mesma irá ficar na cozinha, local próprio e de fácil acesso para todos. Fazendo isso, além de ganhar praticidade no dia a dia,  se torna também econômico dentro do orçamento doméstico, pois com o planejamento se pode comprar com antecedência, buscando  preço certo naquilo que se precisa. Se compra para usar, e não mais se compra para pensar o que fazer depois. Essa é a diferença do planejamento.


Tempo é Planejamento - Planejamento é Ganho - Ganho é Sucesso - Sucesso é Realização


Bem, terminamos aqui nosso primeiro passo, deixei as seguintes propostas:


1 - Organizar o tempo na elaboração da alimentação diária;

2 - Elaborar um cardápio para que a organização se desenvolva;

3 - Materializar a proposta para que seja comum à todos da família;

4 - Aproveitar a oportunidade de dar um toque pessoal na casa.


Para refletir...


"Antes de começar, é preciso um plano, e depois de planejar, é preciso execução imediata." ( Sêneca )



Bem é isso, amanhã vamos para a segunda parte. Beijos é ótimo dia.

Denise Lopes
magazinedade@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu carinho!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...