segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Tá chegando dia 31...Vem responder minha pergunta, vem...




Bom dia amigas queridas...Espero que a segunda tenha sido maravilhosa...a minha foi!

Amigas os fantasmas estão soltos por aqui kkkk - Dia 31 está chegando e isso significa que o Halloween está bem próximo...Vocês não podem imaginar como esta data é curtida, principalmente para as crianças...As lojas estão cheias de fantasias para serem levadas para casa...Muito doce, bala e chocolate para esperar a chegada dos "macabrinhos" batendo na porta....

Mas você conhece a origem desta festa...então vamos ler sobre isso um pouco...A história desta data comemorativa tem mais de 2500 anos. Surgiu entre o povo celta, que acreditavam que no último dia do verão (31 de outubro), os espíritos saiam dos cemitérios para tomar posse dos corpos dos vivos. Para assustar estes fantasmas, os celtas colocavam, nas casas, objetos assustadores como, por exemplo, caveiras, ossos decorados, abóboras enfeitadas entre outros.

Por ser uma festa pagã foi condenada na Europa durante a Idade Média, quando passou a ser chamada de Dia das Bruxas. Aqueles que comemoravam esta data eram perseguidos e condenados à fogueira pela Inquisição.
Com o objetivo de diminuir as influências pagãs na Europa Medieval, a Igreja cristianizou a festa, criando o Dia de Finados (2 de novembro). As crianças também participam desta festa. Com a ajuda dos pais, usam fantasias assustadoras e partem de porta em porta na vizinhança, onde soltam a frase “doçura ou travessura”. Felizes, terminam a noite do 31 de outubro, com sacos cheios de guloseimas, balas, chocolates e doces.


Ontem fui em busca de fantasia para o meu caçula, mas não encontramos aquilo que ele queria ( não me pergunte o que)...Bem amanhã, terça, estaremos em nova busca...


Eu, particularmente não curto muito não...acho legal fantasias leves (tem cada uma mais linda que a outra), a busca dos doces, mas esta coisa fúnebre, de caveira, cemitério...não gosto, acho que o ambiente fica muito "pesado", para minha forma de ver a vida, acho que essas imagens não atraem boas companhias...


Mas, me deixe a sua opinião...o que acha desta festa...e de que forma vê essa rotina ser implantada em nosso país, já cheio de tanto folclore...aguardo a opinião de cada uma...beijos



PS. A foto das crianças foi tirada deste site, basta clicar aqui.

4 comentários:

  1. Eu acho que colocado de forma divertida, acaba perdendo um pouco o aspecto funesto. Eu, particularmente, tenho a maior aflição dos doces e bolinhos em formato de dedos, mãos, olhos, bah..!Meu filho sempre achou super engraçado e até grande, quando esteve na Disney, comprou várias dessas coisas. Eu nunca tolhi, porque era e é uma brincadeira. Nada contra, e a origem é legal. Há festas semelhantes pela América Andina.
    No Brasil acho que não cola muito...as escolas de inglês e os colégios americanos festejam e vai-se tentando implantar. Mas ano após ano eu não vejo a coisa se firmando. A verdade é que tradição não se inventa...
    Beijo grande e que a sua terça-feira seja ainda melhor do que a segunda!! Bjs!!

    ResponderExcluir
  2. Olha Dê, por mim comemoraria dia 31 todos os anos. Me encanto quando assisto filmes que mostram crianças fantasiadas saindo pelas ruas do bairro de porta em porta pedindo doces ou travessuras e as casas por sua vez estão todas enfeitadas, no clima!!

    Onde moro não vejo nada disso!!

    ResponderExcluir
  3. eu entendo o que vc diz. eu tb prefiro mais pelo lado alegre, divertido, do que pelo lado "cenário de filme de terror".
    aqui no Japão a festa pegou, o pessoal se diverte no halloween tb.
    gosto mesmo é dos doces rs. adoro abóbora hahaha
    um bom dia pra vc!

    ResponderExcluir
  4. Olá, para vocês nos EUA halloween é uma festa como as nossas folclóricas por aqui, talvez o aspecto fúnebre tire um pouco o encanto das brincadeiras, mas há quem diga que a graça está justamente nisso, então gosto não se discute.
    No Brasil essa festa chegou com as escolas de inglês, inclusive uma sobrinha está a todo vapor nos preparativos para festejar com os alunos de sua escola.
    Um beijo.

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu carinho!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...